Já parou para pensar que você pode não ter conseguido aquela vaga tão desejada por causa de um currículo mal elaborado? Pois é, infelizmente isso acontece muito. Nós, recrutadores, no decorrer da nossa carreira nos deparamos com diversos modelos de currículos bem assertivos, porém outros nem tanto.
Quando seu currículo não é bem elaborado as suas chances para a vaga terminam na primeira triagem. E você fica se perguntando o porquê de não ter sido selecionado se você acreditou ser ideal para o cargo. Eis a autosabotagem.
Mas seus problemas acabaram, veja só essas dicas que selecionei para te ajudar a fazer um currículo excelente.
Dica 1- Atenção para a "aparência do seu currículo".
O currículo é o primeiro contato do recrutador com o candidato, preze pela boa apresentação das informações. Disponha estas de forma organizada, preferencialmente com letras padrões e cores mais neutras. Evite usar designes chamativos, letras coloridas e diversos tamanhos de fonte. Tenha uma estrutura básica a seguir: dados do candidato, objetivo, formação, experiências, cursos/qualificações.
Dica 2- Evite fazer um currículo com muitas páginas.
Se você é um profissional com uma longa carreira, não precisa colocar todas as suas experiências de trabalho desde quando iniciou, selecione as últimas experiências e aquelas que condizem com o cargo a qual está concorrendo. Se você é aquela pessoa que tem diversos certificados de cursos/ seminários/minicursos, disponha no currículo somente aqueles que são relacionados a vaga pretendida.
Dica 3- Cuidado com a ortografia.
Alerta para os erros de português e de digitação. Lembre-se sempre, o seu currículo é sua porta de entrada, jamais envie ou entregue currículo com esses tipos de erros, pois mostra desleixo e você não quer causar essa primeira impressão. É importante sempre revisar antes de qualquer coisa.
Dica 4- Seja sincero
Nunca minta no currículo. Exposição de informações falsas é um erro gravíssimo, pois todas as informações do currículo serão confirmadas nas próximas etapas do processo seletivo, especialmente na entrevista, e o recrutador saberá se está mentindo. Então seja real, sincero e objetivo. Se permaneceu pouco tempo em um dado emprego não precisa omitir, se não tem experiência não precisa mentir. Lembre-se você será avaliado, já pensou afirmar ter competência X e na hora da entrevista passar um vexame?
Dica 5- Tenha sempre um modelo pré-pronto
Nada de fazer currículo às pressas e enviar de qualquer jeito. Tenha um modelo que lhe servirá como base e quando surgir aquela vaga, faça os ajustes conforme a descrição desta. É muito comum recrutadores receberem currículos desatualizados e que não correspondem ao perfil da vaga em questão, e o candidato a perde, não por não ter o perfil, mas por não ter mostrado isso no currículo através da exposição de informações certas, por isso é importante ter um modelo para editar quando pintar aquela vaga.
Espero ter ajudado você na sua recolocação no mercado. Quer saber mais dicas valiosíssimas? Siga a PDA Consultoria nas redes sociais. Breve será disponibilizado o curso preparatório para a entrevista de emprego.